Boletim Coronavírus Blumenau – 01/04/2020
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 1º, trinta e sete (37) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, dois (02) estão hospitalizados. Os outros trinta e cinco (35) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção.
Seguindo determinação do Governo do Estado, Prefeitura prorroga decreto de situação de emergência em Blumenau
A Prefeitura de Blumenau editou na terça-feira, 31, o Decreto Municipal nº 12.602, que segue as determinações do decreto do Governador de Santa Catarina e prorroga as medidas emergenciais adotadas pelo município para combater o contágio pelo Covid-19 por mais sete dias, a contar desta quarta-feira, dia 1º de abril. O decreto mantém as restrições e procedimentos especiais direcionadas para as áreas da Educação; compras para a área da Saúde; transporte coletivo; fechamento do prédio da Prefeitura e suspensão de reuniões presenciais, entre outras, porém, com prazo prorrogado para mais sete dias.
O decreto mantém a suspensão dos prazos para os processos administrativos por 30 dias e propõe medidas para prestação de contas e contratações emergenciais. As alterações na prestação de serviços públicos e o fechamento do comércio, bem como a não circulação do serviço público de transporte coletivo também seguem mantidos, seguindo as recomendações enviadas pelo Governo do Estado.
Antecipação de férias coletivas para servidores públicos
A Prefeitura concederá férias coletivas para todos os servidores do município do dia 1º ao dia 7 e a expectativa é retomar o trabalho no dia 8 de abril. Não entrarão em férias coletivas os servidores que atuam em serviços ou atividades consideradas essenciais. Os sete dias de férias coletivas serão deduzidos do recesso de final de ano.
Os professores, educadores e coordenadores pedagógicos, incluindo os ACTs não terão este período de férias concedido, uma vez que as atividades não presenciais da Educação iniciarão no próximo dia 6 para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O período de férias coletivas poderá ser cancelado ou prorrogado, na hipótese de revogação ou prorrogação do decreto de quarentena do Governo do Estado de Santa Catarina.
Obras municipais, serviços de manutenção e limpeza são retomados
Ainda seguindo as recomendações do decreto estadual nº 535, a Prefeitura autorizou nesta quarta-feira, 1º, a retomada das obras municipais. As empreiteiras já foram notificadas a mobilizarem suas equipes para recomeçar as atividades. Além disso, os serviços de tapa-buracos e reparos na pavimentação já foram retomados ao longo da quarta-feira, 1º e, partir de quinta-feira, 02, o município volta a realizar os serviços de manutenção, roçadas e limpeza pública. Entre os serviços prestados pela Seurb, o único que não terá início imediato será o plantio de flores, ficando a manutenção e limpeza pública como prioridade neste momento.
A Prefeitura reforça que todos os funcionários das empresas prestadoras de serviços mantenham entre suas rotinas os cuidados de higienização, evitando aglomeração. Outra orientação é que para que sejam dispensados os trabalhadores com idade acima de 60 anos, considerados grupo de risco.
Novos leitos no Hospital Misericórdia da Vila Itoupava
Como medida preventiva e de planejamento, a Prefeitura está ampliando a estrutura de atendimento do Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava. A unidade está sendo preparada para receber até 105 leitos hospitalares que atenderão demandas internações não relacionadas ao Coronavírus. Desses, 42 já estão em funcionamento.
Caso seja necessário, pacientes com casos de baixa e média complexidade serão levados para a Vila com objetivo de liberar espaço para pacientes com Coronavírus nos demais hospitais. Os recursos necessários para a montagem dos leitos sairão do Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia Decorrente do Coronavírus.
Ambulatórios de Atendimento
Os dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, montados na Policlínica e no Setor 3 do Parque Vila Germânica mantém o funcionamento das 7h às 19h. Nesta quarta-feira, 1º, 48 pessoas passaram pelas estruturas, sendo que 05 delas foram encaminhadas para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual para receber orientações ou tirar dúvidas, sem sair de casa. O Alô Saúde Blumenau conta com dois canais de comunicação, por meio do telefone 156, opção 1, ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia. Nesta quarta-feira, 1º, até 18h, foram realizados 97 atendimentos pelo 156, opção 1.
Atendimentos em abrigo social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) mantém as rotinas de atendimento aos moradores em situação de vulnerabilidade. Três espaços realizam o atendimento às pessoas adultas e/ou famílias em situação de abrigamento, oferecendo moradia, alimentação e higienização. Além do Abrigo Municipal, a Semudes, por meio de uma parceria com a Associação Família Feliz e com a Igreja Evangélica Livre (IEL) tem garantido reforço no atendimento.
Plantão Semudes
A Semudes está com seis telefones para esclarecimento de dúvidas quanto à Assistência Social: 3381-6607, 3381-6619, 3381-6653, 3381-6640, 3381-7559 e 3381-6642. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em cada telefone uma assistente social está atendendo aos usuários que necessitem de informações quanto aos atendimentos e dando os devidos encaminhamentos. Dúvidas sobre Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios Eventuais também podem ser encaminhadas pelo e-mail gbtr.semudes@blumenau.sc.gov.br.
Fundo de combate ao Coronavírus
A Prefeitura recebeu nesta terça-feira, 31,uma boa notícia para o enfrentamento ao Coronavírus. A Câmara de Vereadores aprovou o repasse de R$ 1 milhão para o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia Decorrente do Coronavírus, criado para arrecadar doações de pessoas físicas ou instituições privadas, nacionais e internacionais. O Fundo já contava com um aporte inicial da Prefeitura no valor de R$1,5 milhão, oriundos de recursos próprios do Município.
As contribuições, de qualquer quantia, podem ser feitas na Conta 29178-1, Agência 0095-7, Banco do Brasil, para FUNDO DE COMBATE AO COVID19.
A fiscalização da aplicação dos recursos financeiros será realizada pelo Observatório Social e pela Controladoria-Geral do Município (CGM), além dos demais órgãos de controle externo, como Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.
Prefeitura recebe doações na Pró-família e pelo telefone 199
A Prefeitura de Blumenau segue com a campanha para o recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene pessoal ou limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O recebimento das doações ocorrerá na Secretaria da Família (Pró-família), das 8h às 17h30. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Defesa Civil (Sedeci).
Os interessados em fazer doação devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Os atendentes vão orientar quanto ao recebimento dos donativos e caso seja em grande quantidade, a própria equipe se encarregará de buscar na casa do doador.
As doações não serão entregues na Pró-família. Profissionais da área social realizarão a entrega para as famílias que tenham necessidade, de acordo com análise socioeconômica.