Boletim Coronavírus Blumenau – 14/04/2020

Blumenau soma nesta quinta-feira, dia 16, oitenta e dois (82) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, nove (09) encontram-se hospitalizados, com três (03) pacientes em enfermaria e seis (06) em UTI.
Outros trinta e um casos (31) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além disso, quarenta e dois (42) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como casos recuperados.

Semed lança cadastramento para entrega de kits de alimentação escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Social (Semudes) entregará Kits Alimentação Escolar para crianças adolescentes das Instituições de Ensino (CEIs e Escolas) e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que possuem Termo de Colaboração com o Município. O cadastramento para que as famílias manifestem o interesse em receber os alimentos inicia nesta sexta, 17, por meio do link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao e segue até a próxima terça-feira, dia 21.
O kit, com produtos provenientes da agricultura familiar, terá o valor aproximado de R$ 16,00 (dezesseis reais) mensais por criança ou adolescente, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. As famílias que tiverem mais de um filho matriculado na rede pública deverão fazer um cadastro por aluno. As crianças e adolescentes já cadastradas no Programa Bolsa Família receberão além do Kit Alimentação Escolar, uma cesta básica adicional com recursos próprios provenientes do Município. No caso das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, não é necessário a realização do cadastro. 
As entregas serão feitas em Instituições de Ensino situadas em locais estratégicos, que serão definidos, junto com o cronograma, após o término do cadastramento. Junto com os Kits, serão entregues máscaras para utilização das famílias visando prevenir contra a contaminação pelo Covid-19. Esta medida vigorará enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do Coronavírus, com entregas realizadas mensalmente.

Contribuintes já podem solicitar prorrogação do IPTU
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPTU 2020 e estão com dificuldade para quitar os vencimentos de abril, maio e junho em função da crise econômica provocada pela pandemia de Coronavírus, já podem solicitar a prorrogação do prazo de pagamento para os meses de outubro, novembro e dezembro. O cidadão poderá fazer a solicitação por meio do link de acesso https://www.blumenau.sc.gov.br/prorrogaiptu, criado na Carta de Serviços.
Para receber o benefício, destinado a pessoas físicas, os cidadãos deverão comprovar que se enquadram em dois ou mais critérios estabelecidos pelo Programa Recupera Blumenau. Os contribuintes terão até dia 30 de junho para requerer a prorrogação.
Para os processos iniciados pelo site, o prazo estimado para emissão de novas guias é de 15 dias. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou pelos telefones 3381-6847 ou 3381-6848.
Caso o contribuinte não tenha condições de efetuar o pedido on-line, o processo físico poderá ser iniciado pela Praça do Cidadão, por meio de agendamento de atendimento presencial. Ressalta-se, no entanto, que este atendimento ocorrerá somente em casos de comprovada necessidade. O agendamento poderá ser feito pelo e-mail pracacidadao@blumenau.sc.gov.br ou pelos telefones 3381-6844 ou 3381-6845.

Empresa blumenauense adapta tecnologia para máscara de apoio respiratório
Blumenau reforça seu pioneirismo em inovação e solidariedade, desta vez em prol do bem-estar dos pacientes com casos confirmados de Coronavírus e com dificuldade para respirar. O Hospital Santa Isabel e a empresa Blukit desenvolveram uma tecnologia que permite a adaptação de máscaras de mergulho para máscaras de apoio respiratório, oferecendo mais conforto e segurança para os pacientes, inibindo a contaminação do ambiente com partículas de saliva. O Kit pode ser usado em pacientes com início de síndrome respiratória, retardando o começo do uso do respirador na UTI e reduzindo o tempo de uso no final do processo de recuperação. Com isso, é possível diminuir, em alguns casos, o tempo de utilização de UTI e respiradores pelos pacientes mais graves, liberando vagas em menos dias. Os kits adaptadores, que estão sendo produzidos pela empresa Blukit em parceria da empresa Decathlon, por meio da ONG Expedicionário da Saúde, serão doados sem qualquer custo para o Hospital Santa Isabel. O Hospital auxiliou na adaptação dos kits para uso em pacientes com síndrome respiratória. A expectativa é que a Decathlon doe 50 kits para Blumenau, mas ainda sem previsão de prazo para a entrega.

Semed lança cadastramento para entrega de kits de alimentação escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Social (Semudes) entregará Kits Alimentação Escolar para crianças adolescentes das Instituições de Ensino (CEIs e Escolas) e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que possuem Termo de Colaboração com o Município. O cadastramento para que as famílias manifestem o interesse em receber os alimentos inicia nesta sexta, 17, por meio do link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao e segue até a próxima terça-feira, dia 21.
O kit, com produtos provenientes da agricultura familiar, terá o valor aproximado de R$ 16,00 (dezesseis reais) mensais por criança ou adolescente, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. As famílias que tiverem mais de um filho matriculado na rede pública deverão fazer um cadastro por aluno. As crianças e adolescentes já cadastradas no Programa Bolsa Família receberão além do Kit Alimentação Escolar, uma cesta básica adicional com recursos próprios provenientes do Município. No caso das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, não é necessário a realização do cadastro. 
As entregas serão feitas em Instituições de Ensino situadas em locais estratégicos, que serão definidos, junto com o cronograma, após o término do cadastramento. Junto com os Kits, serão entregues máscaras para utilização das famílias visando prevenir contra a contaminação pelo Covid-19. Esta medida vigorará enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do Coronavírus, com entregas realizadas mensalmente.

Contribuintes já podem solicitar prorrogação do IPTU
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPTU 2020 e estão com dificuldade para quitar os vencimentos de abril, maio e junho em função da crise econômica provocada pela pandemia de Coronavírus, já podem solicitar a prorrogação do prazo de pagamento para os meses de outubro, novembro e dezembro. O cidadão poderá fazer a solicitação por meio do link de acesso https://www.blumenau.sc.gov.br/prorrogaiptu, criado na Carta de Serviços.
Para receber o benefício, destinado a pessoas físicas, os cidadãos deverão comprovar que se enquadram em dois ou mais critérios estabelecidos pelo Programa Recupera Blumenau. Os contribuintes terão até dia 30 de junho para requerer a prorrogação.
Para os processos iniciados pelo site, o prazo estimado para emissão de novas guias é de 15 dias. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou pelos telefones 3381-6847 ou 3381-6848.
Caso o contribuinte não tenha condições de efetuar o pedido on-line, o processo físico poderá ser iniciado pela Praça do Cidadão, por meio de agendamento de atendimento presencial. Ressalta-se, no entanto, que este atendimento ocorrerá somente em casos de comprovada necessidade. O agendamento poderá ser feito pelo e-mail pracacidadao@blumenau.sc.gov.br ou pelos telefones 3381-6844 ou 3381-6845.

Município pede ao Governo do Estado a reabertura do Sine em Blumenau
O Prefeito Mário Hildebrandt também encaminhou, na última quarta-feira, 15, o Ofício 179, pedindo ao Governador Carlos Moisés a reabertura do Sine em Blumenau. O espaço, de responsabilidade do Governo do Estado, permanece fechado, apesar da grande demanda para encaminhamentos como o seguro desemprego. No ofício, Hildebrandt disponibiliza ainda a estrutura de atendimento da Praça do Cidadão, localizada na região central e de fácil acesso à comunidade.

Prefeitura emite decreto para uso obrigatório de máscaras a partir da próxima segunda-feira
Para garantir a segurança da população e reforçar a orientação, a partir de segunda-feira, dia 20, o Município torna obrigatório o uso de máscara para permanência ou circulação em logradouros e repartições públicas, estabelecimentos que exercem ou realizam atividades consideradas essenciais, estabelecimentos comerciais e passageiros de táxi ou de aplicativos. Desde o início do mês, o Ministério da Saúde também vem orientando a população sobre a importância da utilização das máscaras para evitar o contágio pelo Coronavírus.

Obra de duplicação da Ponte Adolfo Konder tem ordem de serviço assinada  
O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta quinta-feira, dia 15, a ordem de serviço para início dos trabalhos de duplicação da Ponte Adolfo Konder, que liga os bairros Centro e Ponta Aguda. A obra, viabilizada com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), está orçada em R$ 7,9 milhões e será executada pela empresa Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras LTDA. A meta é concluir os trabalhos em um prazo de 12 meses. 
A duplicação da Ponte Adolfo Konder facilitará o fluxo de trânsito, melhorando a entrada e saída do bairro Ponta Aguda. A nova estrutura, que será erguida paralela a ponte já existente, terá 125 metros de comprimento, com 12,40 metros de largura, sendo 5,30m de pista, 4,35m de passeio e 2,75 de ciclofaixa.

Investimento público para movimentar a economia
Além dos benefícios em mobilidade urbana, o investimento público para a duplicação da ponte representa um importante estímulo para movimentar a economia local, impactada pela pandemia do Coronavírus, com a geração de empregos, consumo de materiais e maquinários necessários para a execução da obra. Somente na fase inicial, cerca de 20 trabalhadores foram contratados de forma direta, mas o objetivo é duplicar este número nas as próximas etapas. Entre os trabalhadores selecionados, mais de 85% são da região. Outros 15%, que demandam qualificação específica, são contratados de acordo com as habilidades necessárias. 
A Prefeitura de Blumenau também reforçou junto a empresa o pedido para que a compra de itens como insumos, materiais de trabalho, maquinários e alimentação dos trabalhadores priorize a produção local, estimulando a economia da região. 

Medidas de segurança
Para evitar a contaminação com o Coronavírus, os trabalhos seguem todos os protocolos estabelecidos, com o uso de máscaras pelos trabalhadores, a higienização frequente das mãos e a cautela para evitar aglomerações.

Semudes inicia atendimento presencial por agendamento
Para evitar aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) retomou nesta quinta-feira, dia 16, com atendimento presencial nos equipamentos, mas apenas por meio de agendamento. O usuário deverá entrar em contato telefônico com sua respectiva unidade para marcar o horário.
Confira como ficam os serviços clicando aqui.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. 
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. 
Já o canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Centralização do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus
O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que atende de forma centralizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue as atividades das 7h às 19h. Nesta quinta-feira, dia 16, 30 pessoas passaram pela estrutura, sendo que nenhum paciente apresentou a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Saúde segue recadastramento para atualizar dados da população 
A Secretaria de Promoção da Saúde segue com o recadastramento para atualizar dados da população e entender melhor o perfil epidemiológico das famílias no município. O objetivo é reunir a maior quantidade possível de dados atualizados e desenvolver ações de saúde voltadas à população de risco.
O recadastramento pode ser feito pelo aplicativo do Pronto, nos telefones com Android ou IOS, sendo que o responsável pelo domicílio insere CEP, demais dados como endereço e as informações dos outros integrantes da família, incluindo nome, data de nascimento e telefone celular. Após esse preenchimento, será possível indicar fatores de risco associados ao estado de saúde das pessoas que moram no CEP informado, como diabetes, gestação, hipertensão, problemas respiratórios ou ainda se é acamado.

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