Sandra Bugmann ministra oficina de Pintura Bauernmalerei
A professora Sandra Bugmann ministra oficina gratuita de Pintura Bauernmalerei, no dia 6 de abril, das 13h30 às 16h30, na Sociedade Casa da Esperança (Rua da Glória, nº 888, no Bairro Glória). A iniciativa para 20 vagas é destinada às mães, pais e responsáveis das crianças atendidas pela instituição e suas colaboradoras.
A Sociedade Casa da Esperança dedica-se a desenvolver ações para atender crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal e social por conta da situação de vulnerabilidade de suas famílias. A oficina faz parte do projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC).
Bauernmalerei é uma técnica de pintura folclórica antiga que surgiu entre camponeses dos Alpes europeus, na região onde hoje é a Alemanha. Neste projeto o objetivo é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores alemães que contribuíram para a criação das cidades e da cultura da região do Vale do Itajaí. A tradução livre de Bauernmalerei é Pintura Camponesa. Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses, refugiavam-se em suas casas e dedicavam-se a essa pintura para trazer cor e alegria para o interior de seus lares, esperando a primavera que viria.
O caráter folclórico e características de espontaneidade e gestualidade tornam essa técnica acessível a pessoas sem experiência e conhecimentos prévios na área de pintura. Além disso, por tratar-se do resgate cultural de uma técnica relacionada com a origem germânica, particularidade relevante ao turismo regional, apresenta-se propícia como atividade geradora de renda no âmbito da Economia Criativa e desenvolvimento de uma linguagem original para produtos artesanais.
A artista
Sandra Bugmann é graduada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), com Mestrado em Educação pela Furb e especialização em Direção de Criação, pelo Instituto Orbitato, de Pomerode, e Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo (SP). Além de pintora, atua como professora de pintura da técnica Bauernmalerei há mais de 20 anos. Também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e longevos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda na Furb, Senai e IPGEX, em Blumenau e Região. É diretora de Criação do Bugstudium – Projetos Criativos, e coordenadora do Bugstudium – Oficina de Criação.
Em 2020, pintou com motivos de Bauernmalerei, em parceria com a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, um muro de 33 metros de comprimento na Rua Martin Luther. Em 2021, fez a pintura de um muro de contenção de 150 metros de comprimento, na Rua Bahia, pelo Edital Rota da Arte Urbana. Também pintou um muro de 35 metros de comprimento na Praça Hilda Bublitz, na Vila Itoupava pelo Prêmio Herbert Holetz. Ainda coordenou e executou a pintura das muretas da duplicação da Ponte Adolfo Konder, com motivos em Bauernmalerei, totalizando 378 metros de comprimento, no Centro.
Saiba mais
Oficina de Pintura Bauernmalerei, com Sandra Bugmann
Local: Sociedade Casa da Esperança
Data: 6 de abril
Horário: das 13h3 às 16h30
Acompanhe nas redes sociais:
www.youtube.com/sandrabugmann e @bugmannsandra, no Instagram
Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição:
Bauernmalerei: Demonstração de pintura:
As vagas são destinadas exclusivamente para mães, pais e responsáveis das crianças atendidas, mães colaboradoras e colaboradoras da instituição
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello