Grupo Folclórico Badenfurt leva apresentações didáticas a escolas e universidade de Blumenau no mês de abril

Dança folclórica alemã nas escolas. No mês de abril, o Grupo Folclórico Badenfurt levará quatro apresentações didáticas de dança folclórica a escolas e universidade de Blumenau. No dia 11, a apresentação ocorre, às 20h, na E.E.B Prof. Heriberto J. Muller, no bairro Fortaleza; no dia 13, às 20h45, o Grupo se apresenta na E.E.B. Hercílio Deeke, no bairro da Velha Central. Já, no dia 18, às 20h30, a apresentação ocorre para o Grupo de Extensão Danças Alemãs da FURB, no bairro Victor Konder; e no dia 20 de abril, às 20h, o grupo se apresenta na E.E.B Pedro II, no bairro Jardim Blumenau. As ações são gratuitas e voltadas para alunos e professores das instituições e fazem parte do projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica.“As quatro apresentações têm o objetivo de mostrar de forma didática um espetáculo de dança folclórica para universitários e estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Com a intenção de difundir o trabalho do grupo folclórico, a história, a tradição e as curiosidades que envolvem este estilo de dança, bem como reafirmar a importância, a produção e a presença da cultura da dança folclórica alemã no nosso estado. Vamos apresentar o Schuhplatter e danças folclóricas em geral”, diz o presidente do Grupo Folclórico Badenfurt, Luan Carlos Haendchen.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Ana Caroline Passold Amaral, o repertório das apresentações contará com 10 coreografias repletas de história e tradição, são elas: Feuerfest, Kreuzpolka, Sendlinger Galopp, Schnack plattler, Rosentaler Steirischer, Sendilinger Schottisch, Maxglaner, Winne Weh, Haushammer e Trülli. “Além das danças será apresentado o histórico do grupo, história do traje típico usado e a importância do traje para dança folclórica, bem como sobre a dança apresentada, origens, passos, história, etc”, afirma Ana. “Vale ressaltar que a dança folclórica alemã é uma das heranças culturais mais importantes deixadas pelos imigrantes alemães e colonizadores na cidade de Blumenau. Importância que se estende por toda região e também pelo estado de Santa Catarina”, conclui a coordenadora.O projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica, do Grupo Folclórico Badenfurt, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

GRUPO FOLCLÓRICO BADENFURT

Foi fundado em 4 de agosto de 2002, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, por amigos que sentiram a necessidade de formar um grupo cultural, tendo como principal objetivo a busca e a prática das tradições germânicas. Na fundação de Blumenau, ainda no período imperial, vários imigrantes que se estabeleceram na cidade eram naturais da região de Baden Baden, no Estado Alemão de Baden Würtemberg, e ao chegarem no local deram o nome de “Badenfurt”, local onde prosperaram. A palavra traduzida significa “Caminhos de Baden”, uma homenagem aos imigrantes dessa região, e nome que o Grupo leva em homenagem aos mesmos. Com o lema “preservar nossa origem é honrar nossa história”, o brasão do Grupo Folclórico Badenfurt é representado pela união de três alianças; a 1ª aliança é representada pelo “Respeito” entre seus integrantes, procurando fortalecer os laços de amizade; a 2ª é representada pela “Responsabilidade” para com a preservação e divulgação da cultura germânica, e, a 3ª, representa o elo de “Amizade” entre a Alemanha e o Brasil, através da prática das tradições folclóricas. Com mais de 19 anos de história, o Grupo já realizou mais de 200 apresentações em mais de 20 cidades no Brasil e na Alemanha.

Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/grupofolcloricobadenfurt CURIOSIDADES: SAIBA MAIS SOBRE AS COREOGRAFIASFeuerfest: Valsa de Josef Strauss do ano de 1869, costumeiramente dançada em bailes da corte. Melodia criada por Josef Strauss em 1869, denominado um dos maiores compositores austríacos da época. Kreuzpolka: (polca cruzada) é uma variante da polca e que recebeu várias denominações, dependendo do lugar da pesquisa e do país. A versão apresentada pelo grupo será uma Kreuzpolka ritmada através do Schuhplattler.Sendlinger Galopp: O galope ou Galoppade é uma dança em círculo muito rápida no compasso binário. Também era conhecida por Rutscher, pelo movimento do escorregar dos pés sobre o assoalho. O passo representa o andar sincronizado dos cavalos, o galope lateral.Schnack plattler: Sapateado de origem bávara, com forte e rápida execução, retrata as animadas conversas e diversões dos jovens camponeses nas festas de primavera. Rosentaler Steirischer: Coreografia de melodia de Ulrich Lausegger, músico de Windisch Bleiber. Recolhida por Franz Koschier no ano de 1934, editada no livro ¨Kärtner Volkstänze¨ (danças folclóricas de Kärten, Áustria).

Sendilinger Schottisch: Variante da Dança da Vitória, do ano de 1824, representa a vitória dos camponeses na batalha que protegeu o Portal de Sendlinger, na época uma das principais entradas de Munique.Maxglaner: É um Schuhplattler apresentado somente pelos Homens, de origem alemã. Este Schuhplattler é atualmente executado pelo Grupo de Schuhplattler Gaugruppe, de Gauverband Eins – no estado da Baviera.Winne Weh: O nome reporta-se à palavra Minueto. Partindo de palavras como: Menneweh ou Minneweh ou até de Widde Wee da região de Buckeburg, criou-se o nome atual, recebendo a complementação de kreuz und quer (cruzando por todos os lados). Haushammer: A tradução literal do nome deste antigo sapateado bávaro é sapateado de martelo caseiro, o que soa muito estranhamente. Possui este nome devido às “quebradas” de ritmo que nela existem, rápidas e contínuas, como o ato de martelar. Trülli: Dança da região de Cantão de Aargau, na Suíça. Trulli é uma palavra relacionada a brinquedos giratórios, recebeu essa denominação pela quantidade de figuras giradas na dança.

SERVIÇOApresentações Didáticas do projeto Baden Schuhplattler, do Grupo Folclórico BadenfurtDia 11 de abril: às 20h, na E.E.B Prof. Heriberto J. Muller (R. Guttenberg, 80, Fortaleza, Blumenau/SC)Dia 13 de abril: às 20h45, na E.E.B. Hercílio Deeke (R. José Reuter, 581, Velha Central, Blumenau/SC)Dia 18 de abril: às 20h30, na FURB – Grupo de Extensão Danças Alemãs (ASEF, R. Alfredo Guenther, s/nº , Victor Konder, Blumenau/SC, anexo ao Ginásio de Esportes da FURB)Dia 20 de abril: às 20h, na E.E.B Pedro II (R. Nereu Ramos, 591, Jardim Blumenau, Blumenau/SC)Ações gratuitas e voltadas para alunos e professores das escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »